Translate

terça-feira, 16 de abril de 2024

A PITANGUEIRA

Tem como nome científico (Eugenia uniflora) e é originária do Brasil, sendo encontrada em várias regiões do mundo.

A pitangueira adapta-se bem a solos diversos, preferencialmente aqueles bem drenados e ricos em matéria orgânica. Quanto ao clima, ela prospera em regiões tropicais e subtropicais, sendo resistente a geadas leves.

Uma pitangueira pode viver várias décadas, desde que cultivada em condições adequadas. O cuidado adequado, incluindo a poda regular e a manutenção do solo, pode contribuir para uma vida longa e saudável da árvore.
A pitanga é rica em vitamina C, antioxidantes e outras substâncias benéficas à saúde.
Algumas culturas tradicionais utilizam partes da planta, como as folhas, em preparações medicinais para tratamentos diversos.
Além dos benefícios à saúde, a pitanga é apreciada por seu sabor único e aroma agradável.
Luanda, a capital de Angola, possui um clima tropical húmido. Se as condições de solo e o manejo forem adequadas, é possível ter sucesso no cultivo de pitangas em Luanda. É crucial considerar a adaptação da planta às condições locais e garantir práticas de cultivo sustentáveis.
Tenho pitangueiras em Viana e Zango.
=
Publicado no JE&F a 19 de Abril 2024

1 comentário:

  1. Me chamou a atenção poucos anos atrás uma pitangueira no meu bairro que tinha as pitangas roxas quando maduras, muito mais doces que as vermelhas de outras árvores próximas.

    ResponderEliminar