Translate

sexta-feira, 15 de março de 2024

A ROMÃZEIRA

Terá sido em 1977 que, saído da fazenda do meu avô paterno, em Kitumbulu, regedoria de Kuteka, Lubolu, fui à aldeia de Mbango-yó'Teka e, de lá, à Fazenda da "Senhora Kasenda", como era conhecida a Mrs Lina, alemã que por lá fora fazer agricultura. Foi o meu primeiro contacto, contacto com uma romãzeira (que não provei o sabor da fruta), mas foi "paixão à primeira vista". 

Todos os anos da minha consciência quis ter uma planta igual só vista (no Lubolu) em casas de brancos e mulatos. Já a estudar em Kalulu, entre 1987-90, encontrei uma planta em casa do Kikonda (meu colega na escola Kwame Nkrumah), filho do senhor António Magalhães (mestiço, por coincidência). 

Aumentou a minha ânsia em "ter uma romãzeira quando fosse grande".

A romãzeira (Punica granatum) é originária da região que se estende do Irã à região norte da Índia. Quanto aos benefícios ao homem, é conhecida por ser rica em antioxidantes, vitaminas C e K, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

A romãzeira adapta-se a climas quentes e secos, sendo resistente à seca. O tempo para entrar em produção pode variar. Geralmente, as plantas jovens podem começar a frutificar após 2 a 3 anos de plantio.

Em Luanda, com seu clima tropical, a romãzeira pode ser cultivada com sucesso, mas é importante fornecer condições ideais, como solo bem drenado e irrigação adequada. O cuidado com a planta durante os primeiros anos é crucial para estabelecer uma base saudável, o que pode impactar positivamente nas colheitas subsequentes. Consultar especialistas locais ou agrônomos pode oferecer orientações específicas para optimizar o cultivo em Luanda.

Tenho romanzeiras no Km 30 do Benfica, Vila Nova e Zona Industrial (ambos em Viana), Zango IV e V (centralidade).

O preço da romã nas lojas é alto e plantando romãzeira, você, de vez em quando, pode evitar pagar muito pela fruta.

Publicado a 26 de Janeiro no JE&F

1 comentário:

  1. Realmente o preço de uma romã é exageradamente alto também cá do outro lado do Atlântico Sul, além de ser mais comum encontrar no final do ano e, no caso do Brasil, geralmente importada dos Estados Unidos. Apesar de já haver colhido uma romã por volta de 26 anos atrás em Florianópolis, de uma romãzeira que provavelmente já foi derrubada para a construção de um prédio, e em 2004 ter até comprado uma romãzeira anã que frutificava até em um vaso no apartamento, nunca vi uma produção de romã em escala comercial no Brasil.

    Mas eventualmente possa ser mais uma espécie que eu venha a plantar quando me mude do apartamento para uma casa.

    ResponderEliminar