Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2022

CAFÉ LUANDENSE

O pouco que meus avós paterno e materno conseguiam provinha do café. Era, naquele período do "Estado Novo", a forma de se manter activo, enquanto contribuinte fiscal, buscando alguma "liberdade", para não ir à renda e ou ao "contrato".


De quatro plantas que meu amigo Mario Botelho De Vasconcelos me ofereceu, duas estão vivas, levando-me, todos os dias, a Kitumbulu e Kabutu.

Uma gajajeira procedente de Kambaw pode ser um novo inquilino no pomar doméstico.

1 comentário:

  1. Creio que ainda esteja de pé um cafeeiro plantado junto à casa onde meu avô e minha avó paternos moraram até falecerem. Também já vi cafeeiros plantados como se fossem uma árvore ornamental em algumas ruas de Porto Alegre, embora não seja um cultivar tradicional no Rio Grande do Sul. É uma das espécies que eu ainda considero plantar ao menos um espécime tão logo seja possível.

    ResponderEliminar