Há uma lenda que diz que "quem planta tamareira não colhe tâmara". Isso não me preocupa. Na minha região acontece algo semelhante com as laranjeiras e tangerineiras. Dizem que "demora muito para entrar em produção" (plantas nativas não enxertadas). O que tenho dito aos meus coetâneos, quando vou à aldeia, é que se os nossos avós e pais não tivessem plantado laranjeiras, não estaríamos hoje a colhê-las.
As tâmaras são importantes para os seres humanos por várias razões: são uma fonte nutritiva rica, contendo vitaminas, minerais, fibras e energia concentrada. Além disso, as tâmaras têm propriedades antioxidantes e podem ser uma alternativa natural de adoçante.
Culturalmente, as tâmaras são consumidas em diversas partes do mundo e desempenham um papel significativo em várias cozinhas tradicionais. Além disso, são frequentemente consumidas durante o Ramadão em muitas culturas islâmicas.
Economicamente, a produção de tâmaras é uma importante indústria agrícola em regiões propícias ao cultivo de tamareiras, fornecendo meios de subsistência para comunidades e contribuindo para a economia.
Publicado pelo JE&F de 02.02.24
Sem comentários:
Enviar um comentário