Translate

quarta-feira, 17 de julho de 2024

GOIABEIRA

(Lançámos à terra as primeiras frutícolas de 2024)

A goiabeira, originária da América tropical, é adaptável a diversas condições, incluindo Luanda. Pode levar de 2 a 4 anos para entrar em produção. Os seus frutos são ricos em vitamina C, fibras e antioxidantes, trazendo benefícios à saúde. Recomenda-se solo bem drenado e pleno sol para um cultivo saudável.
A goiaba tem um perfil nutricional impressionante. Em geral, fornece:
Vitamina C: Essencial para o sistema imunológico e saúde da pele.
Fibras: Auxiliam na digestão e na saúde intestinal.
Vitamina A: Importante para a visão e saúde da pele.
Potássio: Contribui para a saúde cardiovascular.
Antioxidantes: Combatem radicais livres, protegendo as células contra danos.
Além disso, a goiaba é relativamente baixa em calorias, tornando-a uma opção saudável como parte de uma dieta equilibrada.

Escrito a 01.01.2024 e publicado no JE&F de 05.01.24

quinta-feira, 4 de julho de 2024

(KA)SUSWA

Physalis, também conhecida como "lanterna-chinesa" ou "camapu", é uma planta da família Solanaceae, conhecida por seus frutos envoltos por um cálice em forma de lanterna.
Ela, geralmente, desenvolve-se bem em climas temperados a quentes, preferindo solo bem drenado e luz solar directa. É cultivada em diversas regiões do mundo, incluindo América do Sul, África, Ásia e Europa. Certifique-se de fornecer as condições ideais de crescimento, e a physalis pode prosperar em seu jardim.
Conhecida igualmente como "uva-do-monte" ou "golden berry", oferece alguns benefícios à saúde, como: é rica em nutrientes, especialmente em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e atua como antioxidante. Além disso, a physalis contém vitamina A, ferro e fibras, contribuindo para a saúde ocular, a formação de hemoglobina e a digestão saudável.


A presença de antioxidantes na physalis pode ajudar a combater o estresse oxidativo e proteger as células do corpo. Alguns estudos sugerem que essas frutas podem ter propriedades anti-inflamatórias e possivelmente benefícios para a saúde cardiovascular.

No Kimbundu do meu Lubolu chamamo-la por Súswa. Temo-la em um vaso, em Viana.