A expressão sengesa (Kimbundu do Lubolu) refere-se, em português, a algo que pode criar divórcio ou separação.
O ndungu (singular de jindungu) kahombo (ka=diminutivo e hombo=cabrito) é chamado, em algumas partes do Lubolu sengesa.
Perguntei em uma superfície comercial quanto custava um quilograma de sengesa e a resposta foi "perto de mil kwanzas".
Fiquei a pensar nas sementes do kahombo que dispensamos, nos vasos cheios de plantas não comestíveis que muitos têm em suas casas e nos canteiros e terrenos cheios de nada.
_ Que tal passarmos a plantar kahombo (sengesa) em nossas casas para o gáudio de nossos olhos e bolsos?
Bem, o jindungu, também conhecido como piri-piri, é uma pimenta de formato oblongo e sabor muito picante, amplamente utilizada na culinária angolana para realçar o sabor de pratos típicos, como a mwamba e a caldeirada de peixe. Além de tempero, o jindungu possui benefícios à saúde.
A sua substância química, a capsaicina, activa receptores sensíveis na língua e na boca, liberando endorfinas e proporcionando uma sensação de bem-estar. Estudos também mostram sua acção antioxidante e antienvelhecimento. Quanto às condições para o seu cultivo, o jindungu prefere solos bem drenados e climas quentes.
Diz a literatura consultada que "a pimenta é originária da América do Sul, mais precisamente das regiões que correspondem ao México, Guatemala e Honduras, tendo sido domesticada na região do México por volta de 2500 A.C. e, graças às viagens de Cristóvão Colombo, sementes de Capsicum annuum foram levadas para as colónias da Espanha e Portugal.
Há várias espécies de ndungu desde domesticadas a exemplo de "ndungu y'olakata" e selvagens. "Ndungu yi ñana" (ndungu de macacos) é uma espécie selvagem que abunda as florestas do Lubolu.
O nome científico da pimenta varia de acordo com a espécie. Por exemplo, a pimenta dedo de moça tem o nome científico Capsicum baccatum. Quanto aos tipos de solo, cada um influencia o cultivo de diferentes maneiras:
Solo arenoso: adequado para o plantio precoce, pois aquece rapidamente após o inverno. No entanto, é menos propenso à erosão e pode ser ácido, afectando o crescimento de algumas plantas.
Solo argiloso: retém bem a humidade e é ideal para plantas que gostam de humidade. É frequentemente alcalino, o que impede algumas plantas de obter todos os nutrientes necessários.
Solo húmico: rico em matéria orgânica, é fértil e adequado para várias culturas. É mais comum em regiões tropicais.
Solo calcário: possui alto teor de cálcio e é favorável para algumas plantas, como a videira.
Quanto ao clima, a pimenta prefere climas quentes e solos bem drenados. Embora Luanda, tenha clima tropical, é possível cultivá-la e ter resultados, sendo importante escolher o solo adequado e cuidar das condições de cultivo.
=
Publicado pelo JE&F a 23 de Agosto de 2024
Sem comentários:
Enviar um comentário