Utilização e Consumo: Os frutos são consumidos na maioria das vezes ao natural, em calda ou desidratados. Na China e na Ásia Oriental a fruta é bastante consumida em sopas, lanches e sobremesas.
Cultivo: Os especialistas recomendam o plantio de mudas provenientes de alporquia pois quando plantada de semente pode levar até 8 a 10 anos para iniciar a frutificação. A planta gosta de sol pleno, clima subtropical e não tolera o frio intenso. Desenvolve-se melhor em solos úmidos desde que não sejam encharcados. Deve-se realizar podas de contenções, cortando os brotos laterais e realizando a limpeza interna dos galhos.
Usos medicinais: Muito utilizada na fitoterapia chinesa em função de suas propriedades nutritivas que agem no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de glóbulos vermelhos e na cicatrização de lesões.
Na China o fruto é utilizado para prevenir anemia em crianças pois contém altas quantidades de cálcio, carboidratos, proteínas, ferro, potássio e vitaminas (A, B1, B2 e C).
A fruta seca é utilizada para acabar com a insônia enquanto a fruta fresca para reduzir febres.
Temo-la em Luanda (Viana e Zango)
Créditos: decoragarden.br.com
A aparência da polpa me lembra a lichia.
ResponderEliminar