Translate

quinta-feira, 24 de julho de 2025

OLHAR LEIGO AO "LIVRO" DE KAVUNGO MARLON

O Dr. Kavungo Marlon, PhD pela Universidade Patrice Lumumba, Moscovo, e antigo Director de Minas no extinto MGM, trouxe à leitura pública o seu livro (técnico) sob o título "Utilização de Rochas para as Culturas Agrícolas & Agrominerais de Angola"

Sendo eu leigo em matérias ligadas à Geologia, embora convivendo com Geólogos, Engenheiros de Minas e outros profissionais, há mais de vinte anos, atrevo-me a olhar simplesmente para o título e fazer uma incursão interpretativa. 

_ O que é que se percebe depois de se ler o título (a questão não é extensiva ao conteúdo da obra)?

 1. O título "Utilização de Rochas para as Culturas Agrícolas & Agrominerais de Angola" pode, a meu ver, gerar ambiguidade, pois o termo “rochas” em um sentido amplo (lato) pode não ser imediatamente associado ao uso agrícola, e isso pode confundir leitores que não estejam familiarizados com o conceito de agrominerais como insumos agrícolas derivados de rochas. 

2. Sendo os agrominerais rochas, nos parece, modestamente, evitável a redundância (rochas/agrominerais). 

3. A compreensão linear do que se anuncia no título nos parece polissêmico, visto que pode dar a ideia de que "As rochas são usadas para as culturas agrícolas & para os agrominerais de Angola" ou ainda anunciar dois temas distintos: 

(i) Utilização de rochas para as culturas agrícolas; 

(ii) Agrominerais de Angola. 

_ O que é que prevalece ou o que é que o título quer dizer, por outras palavras mais directas?

Nb: surge este questionamento, em virtude de a organização do acto de lançamento da obra, editora NHConteúdos não ter proporcionado à rica plateia um momento de interacção.

terça-feira, 15 de julho de 2025

A PODA EM REGIÕES TROPICAIS

Angola é um país tropical com duas estações: a chuvosa, que se estende de Maio a Agosto, e a seca que se prolonga de Agosto a Maio.

O período seco, em Angola, é conhecido como o que ocorre nos meses sem "r" (Maio, Junho, Julho e Agosto). Para os agricultores e "amadores" de árvores frutícolas é o melhor período para se efectuar a poda correctiva ou preventiva das árvores. Tal se deve ao facto de que a seca proporciona condições mais favoráveis para a cicatrização dos cortes, reduzindo o risco de infecções por fungos e outras doenças que são mais prevalecentes em períodos húmidos.
A prática de poda durante esses meses ajuda a garantir uma melhor saúde das árvores e uma recuperação mais eficiente após a poda. Outras vantagens da pode árvores frutícolas são:
Melhorar a produção de frutos: estimular o Crescimento de ramo frutífero que são mais produtivos e melhor distribuição de frutos ao longo da árvore, prevenindo sobrecarga em ramos específicos.
Qualidade dos frutos/aumento do tamanho dos frutos: com menos frutos na árvore, cada fruto pode receber mais nutrientes, resultando em frutos maiores e de melhor qualidade.
Melhor exposição ao sol: a poda melhora a penetração de luz solar, o que é crucial para o desenvolvimento e a maturação uniforme dos frutos.
Saúde da planta: a remoção de partes doentes, mortas ou danificadas permite prevenir a disseminação de doenças e pragas.
Melhora da circulação de ar: reduz a densidade da copa, aumentando a circulação de ar e reduzindo a humidade, o que diminui o risco de doenças fúngicas.
Manutenção e Estética: permite controlar
a forma e o tamanho manejável e esteticamente agradável.
Prevenção de quebra de galhos: evita a sobrecarga de galhos, prevenindo quebras que podem ser causadas pelo peso excessivo de frutos ou por ventos fortes.
Facilidade de colheita: o acesso melhorado torna a colheita dos frutos mais fácil e segura.
Uniformidade na colheita: facilita a colheita em etapas, garantindo que todos os frutos sejam colhidos no ponto de maturação ideal.
Longa vida útil da árvore: a poda regular pode rejuvenescer árvores mais velhas, prolongando sua vida produtiva.
Prevenção de problemas futuros: a remoção de brotos eventualmente problemáticos que podem tornar-se concorrentes ou causar problemas estruturais.
A prática regular e adequada da poda é fundamental para garantir que as árvores frutícolas permaneçam saudáveis e produtivas ao longo dos anos.
Somos detentores de árvores como: mangueiras, abacateiros, jabuticabeira, longaneiras, romãzeiras, videiras, cajamangueiras, figueira, anonáceas, oliveiras, cacaueiro, cafeeiros, goiabeiras, limoeiros, laranjeiras, tangerineiras, pitangueiras, amoreira, macieira-da-Índia, castanhola, gajajeira, sape-sapeiro, mamoeiros, etc., todas em Luanda.