O Dr. Kavungo Marlon, PhD pela Universidade Patrice Lumumba, Moscovo, e antigo Director de Minas no extinto MGM, trouxe à leitura pública o seu livro (técnico) sob o título "Utilização de Rochas para as Culturas Agrícolas & Agrominerais de Angola"
Sendo eu leigo em matérias ligadas à Geologia, embora convivendo com Geólogos, Engenheiros de Minas e outros profissionais, há mais de vinte anos, atrevo-me a olhar simplesmente para o título e fazer uma incursão interpretativa.
_ O que é que se percebe depois de se ler o título (a questão não é extensiva ao conteúdo da obra)?
1. O título "Utilização de Rochas para as Culturas Agrícolas & Agrominerais de Angola" pode, a meu ver, gerar ambiguidade, pois o termo “rochas” em um sentido amplo (lato) pode não ser imediatamente associado ao uso agrícola, e isso pode confundir leitores que não estejam familiarizados com o conceito de agrominerais como insumos agrícolas derivados de rochas.
2. Sendo os agrominerais rochas, nos parece, modestamente, evitável a redundância (rochas/agrominerais).
3. A compreensão linear do que se anuncia no título nos parece polissêmico, visto que pode dar a ideia de que "As rochas são usadas para as culturas agrícolas & para os agrominerais de Angola" ou ainda anunciar dois temas distintos:
(i) Utilização de rochas para as culturas agrícolas;
(ii) Agrominerais de Angola.
_ O que é que prevalece ou o que é que o título quer dizer, por outras palavras mais directas?
Nb: surge este questionamento, em virtude de a organização do acto de lançamento da obra, editora NHConteúdos não ter proporcionado à rica plateia um momento de interacção.