"Alecrim, aleceim dourado que nasceu no campo sem ser semeado..." Rosmarinus officinalis. Esse nome diz-lhe algo? O meu primeiro contacro com o nome terá sido em 1984 ou 85 na EBF - Escola Bíblica de Férias - na Igreja Metodista Unida. Embora cantasse eufórico e me lembre da canção até hoje, não sabia o que era, nem para que servia, até que passei a estudar as plantas da minha infancia, da minha horta e do meu imaginário.
Alecrim, (Rosmarinus officinalis de nome científico) é uma erva aromática originária da região do Mediterrâneo, porém cultivado em muitas partes do mundo devido à sua adaptabilidade a diferentes climas. É geralmente cultivado em áreas com climas quentes e secos, como o Mediterrâneo, sul da Europa, norte de África, Califórnia e partes da América do Sul.
O alecrim é amplamente utilizado na culinária devido ao seu sabor e aroma distintos, sendo uma erva versátil que complementa uma variedade de pratos, desde carnes até legumes e pães. Além disso, possui benefícios medicinais, incluindo propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estimulantes do sistema imunológico. Pode ser usado também em produtos de cuidados pessoais, como óleos essenciais e shampoos, devido às suas propriedades aromáticas e terapêuticas.
Temos um exemplar que se mostra ter adapatado ao solo e clima vianense.